Início
Quinta, 17 Outubro 2019
PESQUISAR
  CINEMA
  TEATRO
  MUSEUS
  LIVROS
  DISCOS
  OUTROS
  CONCERTOS
  TELEVISÃO
  TURISMO
  OUTROS
Concertos
Há Jazz em Lisboa

O Duo de Jazz Paulo Gaspar, no clarinete, e Filipe Duarte, na guitarra, proporcionaram ontem, 20 de Abril, uma sessão de jazz no café bar do Bairro Alto Hotel.

O improviso foi a regra que pautou a actuação dos dois músicos, que foram interpretando temas abrangentes de toda a história do jazz, desde os seus primeiros passos na cidade Nova Orleães, aos célebres bebops e swing, não esquecendo as tendências mais recentes.

O concerto foi organizado pela Out of The Blue – Difusão Cultural, um projecto que, para além de se dedicar ao agenciamento e promoção artística de músicos de jazz, organiza sessões de entretimento e mostras de arte performativa. Sentamo-nos numa das mesas do bar que recebeu o concerto para conversar com Duarte Amorim, um dos responsáveis por esta iniciativa.

A Out of the Blue começou a desenhar-se na cabeça de Duarte há cerca de quatro anos, e hoje começa a desenhar iniciativas sólidas e concretas: “neste momento temos planos concretos para um festival de jazz que vai tendo já alguns desenvolvimentos, e contamos com clientes certos que nos vão recomprando, algo que é inspirador”, afirma.

O primeiro exemplo é o próprio concerto de ontem, o quarto de uma parceria que a agência acordou com o Bairro Alto Hotel, colaboração esta que Duarte espera que “possa prolongar-se no tempo”. Em Setembro e Outubro do ano passado, o Hotel da Estrela já havia recebido concertos programados por si.

No restaurante Casa da Comida, em Lisboa, organizaram um evento que espelha a sua ligação ao turismo cultural: “o três era a regra: três vinhos, três castas, trio de jazz”, conta-nos Duarte.

Com a Leya, a Out of the Blue vem privilegiando “a parte pedagógica”, tendo feito “já algumas coisas com a escola de Jazz Luiz Villas-Boas, do Hot Club”. Na edição do ano passado da Feira do Livro de Lisboa, esta colaboração levou à realização de “meia dúzia de café-concertos” com alunos dessa escola. Nestes concertos, não havia caché, sendo antes um “concerto por um instrumento”, onde a Leya oferecia à escola algo que os alunos viessem a usufruir (primeiro foi oferecido um amplificador e depois a pintura do interior da escola).

A colaboração vai-se repetir na edição deste ano da Feira do Livro, com uma série de café-concertos da Out of the Blue agendados para a Praça Leya, já a partir do próximo dia 24 de Abril.

Para os amantes do jazz, este é, sem dúvida alguma, um projecto a seguir com redobrada atenção.








< Voltar

Registo

Actualidade
A nova introspecção de Jorge Molder

Foi na tarde de ontem, 05 de Dezembro, inaugurada “A Escala de Mohs”, a mais recente exposição fotográfica do artista plástico português.
Nelson Mandela morreu aos 95 anos na sua casa

Após vários meses em estado critico, Nelson Mandela, o mais emblemático resistente contra o Apartheid, morreu.
Não perca as grandes oportunidades do StockMarket

Está de regresso o Stockmarket, com os seus grandes descontos e oportunidades únicas para fazer um bom e sortido shopping.

 

Últimas notícias
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80
2013-12-08
Morreu Edouard Molinaro
2013-12-08
Júlio Resende encantou ao piano com temas de Amália Rodrigues
2013-12-08
 

 
© JORNAL HARDMUSICA. Todos os direitos reservados.
powered by Codezone