Início
Domingo, 23 Novembro 2014
PESQUISAR
  CINEMA
  TEATRO
  MUSEUS
  LIVROS
  DISCOS
  OUTROS
  CONCERTOS
  TELEVISÃO
  TURISMO
  OUTROS
Turismo
Festival do Pão-de-Ló em Ovar

Financiado pelo programa Parcerias para a Regeneração Urbana e enquadrado  no Projeto de Valorização Empresarial do Pão-de-Ló de Ovar, o festival é  assumido pela câmara municipal como "uma evolução natural da anterior Feira  do Doce Tradicional" e propõe-se "dar um maior relevo a esta especialidade  da gastronomia da cidade".  

Rui Catalão, presidente da associação de produtores de pão-de-ló de  Ovar, nega que a entidade tenha colaborado com a autarquia na organização  do evento, ao contrário do que refere a informação divulgada pela câmara. 
"Isto não é nenhum festival de pão-de-ló. É uma feira com doces de todo  o lado, precipitada, e eu, como presidente da associação, não defendo nem  aceito coisas feitas em cima do joelho", disse.  

Para Rui Catalão, o festival deveria arrancar apenas no próximo ano,  "quando já estivesse criada a associação de turismo de Ovar e ela pudesse  desenvolver um trabalho completo, que envolva toda a sociedade urbana da  cidade".

"É que ninguém vem do Porto para Ovar só para ver um produtor de pão-de-ló.  É preciso envolver a confraria gastronómica, conseguir que os restaurantes  tenham pão-de-ló na ementa, associar as pastelarias, os comerciantes, os  hotéis e, depois, disponibilizar uma oferta alargada, com vários produtores  representados no evento, para realmente se afirmar o produto", explicou.

Vítor Ferreira, vice-presidente da câmara de Ovar, considera que, "quer  o evento se chame 'Festival do Pão-de-ló' ou 'Feira do Doce', o que conta  realmente é que esta é uma iniciativa anual enquadrada numa estratégia que  tem como prioridade a certificação deste produto típico da gastronomia vareira". 

Referindo que o trabalho que vem sendo desenvolvido com vista a certificar  essa especialidade "envolve a câmara, a associação de produtores de Pão-de-Ló  de Ovar, a associação de produtores de Ovos Moles de Aveiro e a universidade  de Aveiro", o autarca garante que "todos estão em sintonia absoluta quanto  a essa prioridade" e argumenta que, nesse contexto, o festival anunciado  para o primeiro fim-de-semana de junho "visa dar uma alavancagem no processo,  para bem da economia local".  
"É uma pena que polémicas destas manchem o trabalho que se está a fazer  pela promoção do nosso pão-de-ló. Mas o facto é que temos ouvido os produtores  e eles têm apoiado as nossas decisões a este nível", acrescenta Vítor Ferreira.

Opiniões à parte, a primeira edição do Festival do Pão-de-ló de Ovar  conta com a participação de 12 fabricantes de doçaria - inclusive a associação  de produtores local -, pelo que a oferta do evento inclui não só a receita  típica do concelho, mas também pastéis de Tentúgal, fogaças e caladinhos  de Santa Maria da Feira, morcelas doces de Arouca, lérias e cavacas altas  de Amarante, papões anjos de Alcobaça e até vinho do Porto, entre uma extensa  lista de iguarias do género.  

Vítor Ferreira adianta também que, pela primeira vez na história da  iniciativa com que a câmara divulga anualmente a sua doçaria, "há agora  seis restaurantes da cidade que se associaram ao evento, propondo o pão-de-ló  como sobremesa nas suas ementas".
(ES)








< Voltar

Registo

Actualidade
A nova introspecção de Jorge Molder

Foi na tarde de ontem, 05 de Dezembro, inaugurada “A Escala de Mohs”, a mais recente exposição fotográfica do artista plástico português.
Nelson Mandela morreu aos 95 anos na sua casa

Após vários meses em estado critico, Nelson Mandela, o mais emblemático resistente contra o Apartheid, morreu.
Não perca as grandes oportunidades do StockMarket

Está de regresso o Stockmarket, com os seus grandes descontos e oportunidades únicas para fazer um bom e sortido shopping.

 

Últimas notícias
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80
2013-12-08
Morreu Edouard Molinaro
2013-12-08
Júlio Resende encantou ao piano com temas de Amália Rodrigues
2013-12-08
 

 
© JORNAL HARDMUSICA. Todos os direitos reservados.
powered by Codezone