Início
Sábado, 19 Agosto 2017
PESQUISAR
  CINEMA
  TEATRO
  MUSEUS
  LIVROS
  DISCOS
  OUTROS
  CONCERTOS
  TELEVISÃO
  TURISMO
  OUTROS
Cultura Outros
Dia Mundial da Poesia comemora-se em todo o país

Em 1999 a Unesco decidiu proclamar o dia 21 de Março como Dia mundial da Poesia com o objectivo de preservar a diversiade linguística.

Em Portugal são várias as iniciativas que se associam a essas comemorações tendo como objectivo principal atrair a população para o gosto por um género literíario de que anda um pouco arredia. 


Assim para celebrar o Dia Mundial da Poesia a FNAC e a Assírio & Alvim  resolveram lançar "Resumo", uma antologia com o melhor da poesia de 2010 com os poemas de diversos autores.

O Centro Cultural de Belém em Lisboa criou um programa intenso, ao longo do dia, que se inicia pelas 11:00 com a Feira do Livro de Poesia, vários espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, actores e personalidades.

Não falta o espaço para os espontâneos, "Diga lá um Poema" e um conjunto de oficinas e actividades que a Fábrica das Artes organiza para todas as idades.

Este ano, a Maratona da Leitura é dedicada ao poeta nascido na Madeira Herberto Helder.
"O Jogo e o Caos" é uma exposição do artista Mário Botas cuja obra cruza o universo plástico com o universo poético e literário.

Na iniciativa participam ainda o presidente do Conselho de Administração do CCB, António Mega Ferreira, a ministra da Educação, Isabel Alçada, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, o comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, e a escritora Lídia Jorge.

Na Biblioteca Municipal de Loulé estará o actor Ricardo Bragão que a prtir da premissa " Quem disse que rir não podia ser uma coisa séria e poética?", vai apresentar o seu mais recente espectáculo de Stand-up Poetry, e será assim que Loulé assinalará o Dia Mundial da Poesia.

 

"Ah, isto é que é poesia?!", acontece na Biblioteca Municipal de Monchique onde o grupo "O Contador de Histórias" assinala este dia com um recital.

A convite da Biblioteca Municipal de Monchique, o Grupo O Contador de Histórias assinala o Dia Mundial da Poesia com o recital “Ah, isto é que é poesia?!”, dia 21 de Março, pelas 21:00.
Este recital será dinamizado por Filipe Lopes, num registo de grande proximidade com o público, conversado entre as leituras dos textos seleccionados. É especialmente indicado para quem acha que não gosta de poesia.
Ainda no âmbito destas comemorações realizam-se de segunda a quarta-feira  acções com todas as escolas do concelho, com sessões de conto desenvolvidas pel’O Contador de Histórias, bem como a acção de formação “Educação para a Leitura – abordagem para mediadores”, conduzida por Filipe Lopes.




Zita Ferreira Braga



< Voltar

Registo

Actualidade
A nova introspecção de Jorge Molder

Foi na tarde de ontem, 05 de Dezembro, inaugurada “A Escala de Mohs”, a mais recente exposição fotográfica do artista plástico português.
Nelson Mandela morreu aos 95 anos na sua casa

Após vários meses em estado critico, Nelson Mandela, o mais emblemático resistente contra o Apartheid, morreu.
Não perca as grandes oportunidades do StockMarket

Está de regresso o Stockmarket, com os seus grandes descontos e oportunidades únicas para fazer um bom e sortido shopping.

 

Últimas notícias
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80
2013-12-08
Morreu Edouard Molinaro
2013-12-08
Júlio Resende encantou ao piano com temas de Amália Rodrigues
2013-12-08
 

 
© JORNAL HARDMUSICA. Todos os direitos reservados.
powered by Codezone