Início
Quarta, 19 Setembro 2018
PESQUISAR
  CINEMA
  TEATRO
  MUSEUS
  LIVROS
  DISCOS
  OUTROS
  CONCERTOS
  TELEVISÃO
  TURISMO
  OUTROS
Livros
Livro sobre "world music"

Escrito por José Eduardo Braga, membro da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), onde é locutor há 20 anos, "Músicas do Mundo" é um roteiro musical que identifica na Europa, África, Américas, Oceânia e Ásia "os géneros musicais mais característicos, as influências, os instrumentos e os grandes protagonistas" - lê-se numa nota do Gabinete de Comunicação e Identidade da UC.
"Músicas do Mundo" "é uma (quase) tradução da expressão 'World Music' que, desde há uns 20 anos, tem designado, para um universo anglo-saxónico, tudo o que não é música desse universo", escreve, na introdução, o autor, que se estreou na actividade radiofónica em 1982.
A obra "é uma introdução à temática da 'World Music'", fornecendo anda uma lista de 'links' para sítios na Internet nos quais se podem aprofundar os assuntos, disse hoje José Eduardo Braga à agência Lusa.
O livro é apresentado pelo presidente da RUC, Alexandre Lemos, numa sessão marcada para as 17:30 no 'foyer' do Teatro Académico de Gil Vicente, na qual será possível escutar alguns trechos gravados de 'World Music'.
Licenciado em Direito e Literaturas Clássicas pela Universidade de Coimbra, o autor da obra colaborou em vários programas de divulgação de músicas do mundo, em especial de música jamaicana. Colabora ainda com a revista MACA - Magazine de Arte de Coimbra & Afins, na qualidade de crítico de discos e de concertos.
A publicação insere-se na colecção Estado da Arte, da Imprensa da UC, que apresenta obras em formato de livro de bolso e está "vocacionada para a abordagem didáctica de grandes temas da actualidade por especialistas de reconhecido mérito".
"Procuramos que sejam livros rigorosos, escritos por bons autores, que convidamos", disse hoje o director da Imprensa da UC, João Gouveia Monteiro, à agência Lusa, adiantando que as obras são comercializadas a um preço acessível.
Entre os próximos títulos da colecção, a editar no primeiro semestre de 2010, figuram obras sobre saúde mental, pelo psiquiatra Manuel Quartilho, envelhecimento, por Margarida Pedroso de Lima, violência doméstica, por Teresa Magalhães, empreendedorismo (Pedro Saraiva e Jorge Figueira), infertilidade (Teresa Almeida Santos), as campanhas militares de Alexandre Magno (Henrique SAnt'Anna), Camões (Seabra Pereira) e ainda os títulos "Como nos tornámos humanos" (Eugénia Cunha) e "Rockumentários" (Osvaldo Silvestre).
Seguem-se obras sobre o diálogo interreligioso (Anselmo Borges), e "histórias breves" da ciência (Carlos Fiolhais), da pintura ocidental (Fernando Montesinos) e da música erudita ocidental (José Maria Pedrosa Cardoso), revelou ainda João Gouveia Monteiro.
Os lançamentos dos livros serão acompanhados por tertúlias sobre os temas, com diversos convidados para além do autor e do apresentador, proporcionando um debate sobre as matérias.
Com treze colecções em vários domínios, os livros da Imprensa da Universidade são distribuídos numa parceria com a Coimbra Editora.
(ES)







< Voltar

Registo

Actualidade
A nova introspecção de Jorge Molder

Foi na tarde de ontem, 05 de Dezembro, inaugurada “A Escala de Mohs”, a mais recente exposição fotográfica do artista plástico português.
Nelson Mandela morreu aos 95 anos na sua casa

Após vários meses em estado critico, Nelson Mandela, o mais emblemático resistente contra o Apartheid, morreu.
Não perca as grandes oportunidades do StockMarket

Está de regresso o Stockmarket, com os seus grandes descontos e oportunidades únicas para fazer um bom e sortido shopping.

 

Últimas notícias
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80
2013-12-08
Morreu Edouard Molinaro
2013-12-08
Júlio Resende encantou ao piano com temas de Amália Rodrigues
2013-12-08
 

 
© JORNAL HARDMUSICA. Todos os direitos reservados.
powered by Codezone