Início
Quarta, 19 Dezembro 2018
PESQUISAR
  CINEMA
  TEATRO
  MUSEUS
  LIVROS
  DISCOS
  OUTROS
  CONCERTOS
  TELEVISÃO
  TURISMO
  OUTROS
Livros
"Nocturno" ou Chopin na ficção de Cristina Carvalho

"Nocturno, o romance de Chopin" tem a sua data de lançamento dia 24 de Novembro, sendo a sua apresentação às 21:00 no LX Factory a Alcântara, em Lisboa.

Para a autora, Cristina Carvalho "o que me levou a interessar-me por Chopin foi, primeiro, a sua música que, para mim, é sublime e, em segundo lugar, a personalidade dele... fascinou-me logo que comecei a ler coisas sobre ele." 

Mas a autora não se fica por aqui na apresentação da sua obra, explica que a mesma "não pretende ser uma rigorosa biografia de Fryderyk Franciszek Szopen ou Frédéric François Chopin ou, simplesmente Fryc".

Cristina Carvalho afirma que "ficcionei andamentos da vida de um homem que amo e admiro muito. Quis, assim, oferecer-lhe mais uma homenagem a juntar àquelas sem conta que já lhe foram prestadas dos mais diversos modos e através dos mais diferentes sentimentos".

Ao longo de 177 páginas, os leitores ficam a conhecer melhor a história deste homem “extremamente sedutor, muito sensual e muito andrógino” e da sua época, das suas qualidades e limitações, amores e desamores, alegrias, amargos de boca e dores fundas, desde o seu nascimento, na aldeia polaca de Zelazowa Wola, até à morte, em Paris, a 17 de Outubro de 1849.

Relativamente ao virtuosismo de Chopin, Cristina Carvalho refere que "não é que Fryderik Chopin fosse um grande pianista, um virtuoso, mas era uma pessoa tão intensa, com uma alma, com um espírito tão poderoso, tão transcendente, que isso fazia dele um pianista diferente. Mesmo que ele não fosse fantástico, ascendia-se a ele próprio e, de facto, criou um estilo pianístico, uma literatura pianística completamente diferente, na época".

A autora revela que durante cinco meses, o tempo que levou a escrever o livro, viveu colada ao compositor e que ainda hoje pensa muito nele, justificando que "uma coisa é ouvirmos a sua música, as suas polonaises, as suas mazurcas, as suas valsas, os seus nocturnos, os seus concertos para piano e outra coisa é sentirmos a pessoa que está ali: como é que ele fez aquilo e porque é que fez e em que condições fez". Refere ainda que "ele viveu pouco e, portanto, teve de ser muito, muito concentrado, muito intenso, mesmo muito apaixonado para poder fazer tanta coisa".

Franz Liszt, personagens como o pintor romântico Eugène Delacroix, a escritora George Sand, uma escocesa chamada Jane Stirling, "a mulher que mais intensamente o amou", são as personagens envolventes de Chopin retratadas por Cristina Carvalho no seu livro.

Um pormenor curioso e de interesse. Durante a concepção do romance Cristina Carvalho ouvia sistematicamente a música de Chopin o que decerto lhe deu uma maior capacidade de entendimento da sensibilidade e personalidade do biografado.

A autora, Maria Cristina Nunes da Gama Carvalho Meira da Cunha, nasceu em Lisboa a 10 de Novembro de 1949.
Publicou o seu primeiro livro, “Até Já Não É Adeus” em 1989. É filha do professor e poeta Rómulo de Carvalho (António Gedeão) e da escritora Natália Nunes.
Conta ainda no seu curriculum com artigos em várias revistas e jornais, nomeadamente no Jornal de Letras e Revista Egoista. 




Zita Ferreira Braga



< Voltar

Registo

Actualidade
A nova introspecção de Jorge Molder

Foi na tarde de ontem, 05 de Dezembro, inaugurada “A Escala de Mohs”, a mais recente exposição fotográfica do artista plástico português.
Nelson Mandela morreu aos 95 anos na sua casa

Após vários meses em estado critico, Nelson Mandela, o mais emblemático resistente contra o Apartheid, morreu.
Não perca as grandes oportunidades do StockMarket

Está de regresso o Stockmarket, com os seus grandes descontos e oportunidades únicas para fazer um bom e sortido shopping.

 

Últimas notícias
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80
2013-12-08
Morreu Edouard Molinaro
2013-12-08
Júlio Resende encantou ao piano com temas de Amália Rodrigues
2013-12-08
 

 
© JORNAL HARDMUSICA. Todos os direitos reservados.
powered by Codezone