Início
Segunda, 29 Maio 2017
PESQUISAR
  CINEMA
  TEATRO
  MUSEUS
  LIVROS
  DISCOS
  OUTROS
  CONCERTOS
  TELEVISÃO
  TURISMO
  OUTROS
Televisão
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80

Estreia no próximo dia 08 de Dezembro na RTP 1, pelas 21:30, a série de época “Os Filhos do Rock” que irá recordar a década de 80 e o surgimento do movimento rock em Portugal.

A década de 80 que ficou marcada pelos penteados indesculpáveis, pelo Passeio dos Alegres, pela SIDA e pelo surgimento de bandas de rock destacando-se os UHF, os Heróis do Mar, GNR e Rui Veloso.

Na considerada revolução do rock em Portugal, o porta-voz desta revolução foi Xavier Bastos, amigo de Jorge Palma, conhecedor de música e dos músicos que fez do seu programa “Dias do rock” o epicentro deste novo género musical que se impôs em Portugal.

Hugo Andrade, director de programas da RTP, durante a apresentação da série recordou também que era um dos “frequentadores dos espaços do surgimento do rock”, acrescentando que “foi um momento em que a música deu um grande salto”.

O responsável em declarações ao Jornal Hardmusica indicou que “esta época foi vivida intensamente por mim, pois para alem de frequentador de espaços rock, eu tinha amigos nas bandas, tive a minha própria bandazinha sem sucesso nenhum”. O director de programas considerou ainda que “foi um período onde os miúdos se soltaram muito, onde os artistas tiveram que lutar muito e que ainda hoje são grandes nomes da musica portuguesa”.

Era uma série que fazia claramente falta à televisão portuguesa, uma época histórica que deve ser retida também por quem não a viveu”, acrescentou.

Toda a pesquisa foi realizada “por uma equipa de consultores sendo que depois a equipa do Leonel Vieira fez uma filtragem pois há assuntos onde havia muita informação e outros onde a informação era escassa”.

Esta série será composta por 26 episódios, “sendo que treze já foram gravados, faltando ainda os outros treze”. O director não mostrou ainda receio de a série ir combater com o Factor X da SIC por serem “programas diferentes, em que este é um programa alternativo e para um público diferente”.

O produtor Leonel Vieira presente na apresentação que decorreu no Espaço Funky, no LX Factory em Lisboa, expressou o seu “agradecimento à RTP por ter ajudado a fazer este contrato e pelo apoio que deu a este projecto”.

Leonel Vieira elogiou ainda Hugo Andrade, “com que gosto bastante de trabalhar, apesar de ele apertar muito com os orçamentos”, disse entre sorrisos.

Este projecto nasceu de “uma reunião acerca de um outro projecto, sendo que esta ideia era a mais difícil de concretizar mas em que eu também sabia que seria a mais interessante e com orçamento mais baixo. Até porque as coisas mais difíceis de se fazer são as que mais gozo e vontade me dão de concretizar”.

A ideia inicial seria a de ser Leonel Vieira a realizar este projecto, algo impossibilitado pelos projectos em que está envolvido. A responsabilidade recaiu num dos homens da sua confiança, Pedro Varela.

O realizador aproveitou a apresentação para “agradecer toda a confiança depositada em mim, agradecer também a todo o elenco, à equipa técnica e a todos os que ajudaram a realizar este projecto”.

Projecto este que segundo Hugo Andrade “é de serviço público por retractar um período importante em Portugal e certamente esta série fará história no audiovisual português”.

Os Barões interpretados pelos actores João Tempera, Cristóvão Campos e Eduardo Frazão, que interpretarão João Pedro, Zé Paulo e Garrafa, serão as personagens principais da “melhor série de ficção realizada em Portugal” como indicou Hugo Andrade representando o surgimento do movimento rock em Portugal.

Os actores em declarações ao Jornal Hardmusica, os actores indicaram “que os Barões são uma banda que surge nos anos 80, no grande boom do rock português e que sonham alcançar o topo, numa altura em que surgiram grandes nomes como Rui Veloso, Jorge Palma e muitas outras bandas que não foram conhecidas”.

O actor Eduardo Frazão na preparação para a série teve que aprender a tocar bateria, “algo que ainda estou a aprender, mas com a ajuda deles e desta equipa técnica tem sido mais fácil e muito enriquecedor”.

Serão ainda feitas referencias na série a nomes marcantes do rock como António Ribeiro, dos UHF, Rui Veloso e Jorge Palma.

Para além dos Barões a série conta com um elenco de luxo destacando-se Ivo Canelas, Dalila Carmo, Rita Lello, Margarida Carpinteiro, Albano Jerónimo e Maria Vieira.

Rita Lello interpretará Luísa, mãe de Zé Paulo “é uma mulher da classe baixa que passa por muitas dificuldades, sendo que é uma mãe galinha e vê o filho a ter o grande sonho da música”.
A actriz revelou ainda que a “personagem é o reflexo de muitas pessoas nos dias de hoje, uma altura em que também existem grandes dificuldades”.

Já Dalila Carmo que será Ana que será “uma grande marota e que não olha a meios para atingir os fins, é muito ambiciosa. Mais do que uma personagem é uma personagem de apoio numa participação especial”.

A actriz revelou ainda “um gosto muito grande de voltar a trabalhar com o Ivo Canelas e o Albano Jerónimo”, considerando-se “uma grande fã de rock, e um prazer imenso por participar nesta série que retracta uma época que me diz bastante”.

Era uma época com uma linguagem muito própria, com o surgimento de várias bandas e tendo feito parte do meu crescimento mais do que uma fã, eu sou totalmente rock”.

Na apresentação da série marcou presença Jorge Palma que juntamente com os Barões tocou bateria e cantou mostrando a sua versatilidade artística.




Rui Lavrador



< Voltar

Registo

Actualidade
A nova introspecção de Jorge Molder

Foi na tarde de ontem, 05 de Dezembro, inaugurada “A Escala de Mohs”, a mais recente exposição fotográfica do artista plástico português.
Nelson Mandela morreu aos 95 anos na sua casa

Após vários meses em estado critico, Nelson Mandela, o mais emblemático resistente contra o Apartheid, morreu.
Não perca as grandes oportunidades do StockMarket

Está de regresso o Stockmarket, com os seus grandes descontos e oportunidades únicas para fazer um bom e sortido shopping.

 

Últimas notícias
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80
2013-12-08
Morreu Edouard Molinaro
2013-12-08
Júlio Resende encantou ao piano com temas de Amália Rodrigues
2013-12-08
 

 
© JORNAL HARDMUSICA. Todos os direitos reservados.
powered by Codezone