Início
Quarta, 22 Maio 2019
PESQUISAR
  CINEMA
  TEATRO
  MUSEUS
  LIVROS
  DISCOS
  OUTROS
  CONCERTOS
  TELEVISÃO
  TURISMO
  OUTROS
Turismo
Diversidade nas Festas de Lisboa

Este ano, a festa da cidade de Lisboa chega cheia de novidades, com uma programação vasta e diversificada a preencher todo o mês de Junho.

A diversidade territorial constitui uma das novidades mais mediáticas, pois desta vez as festas vão-se estender “de Carnide à Baixa e de Belém ao Parque das Nações”, de modo a integrar toda a cidade nas celebrações.

Como não poderia deixar de ser, a matriz tradicional da cultura popular lisboeta, assinalada com o Desfile das Marchas Populares, continua a ser a maior atracção e o momento mais alto das celebrações.
Este ano, as marchas têm como temáticas: os “500 anos do Bairro Alto”, os “125 anos de Fernando Pessoa” e os “500 anos do Encontro Cultural China-Portugal”.
Esta última será marcada pela presença especial de um grupo de marchantes chineses que apresentarão a Dança do Dragão e um outro grupo que apresentará a dança folclórica japonesa Cavalo Selvagem.

Como símbolo tradicional das festividades lisboetas, não faltarão os Arraiais, em que se celebram os santos populares, tendo a sardinha e os manjericos como convidados habituais, nem os Casamentos de Santo António, em que este ano o copo de água será na Estufa Fria.
O fado, emblema da cidade de Lisboa, estará inserido no projecto “Lisboa Loves Fado”.
Este ano celebrar-se-ão os 50 anos de carreira do fadista Carlos do Carmo. Ainda no âmbito do fado serão feitos vários concertos especiais dedicados à guitarra que carrega o nome do nosso país - a guitarra portuguesa.

Num formato mais dinâmico e criativo, as Festas de Lisboa incluirão projectos como o Festival de Tango, o Festival de Teatro, a celebração do aniversário da pintora Vieira da Silva, o Meo OutJazz, o Faz Música Lisboa! e o Olhar Lisboa. Esse último conta com cinema ao ar livre e actividades em família tudo num conceito de lounge.

Para renovar o formato disciplinar das festas, às artes visuais (exposições), cinema (Cine Conchas e Festival Cinema de Surf) e ao Lazer e desporto juntam-se a Ciência com uma programação científica no Pavilhão do Conhecimento e a Literatura com o Festival do Desassossego, a Festa da Poesia Luso-brasileira.

O Concurso das Sardinhas, com a participação de concorrentes de 40 nacionalidades diferentes, assinala a inclusão dos cidadãos nas festividades. E como a sardinha é o prato preferido das Festas de Lisboa, chegou a altura de celebrar a primeira década da existência das sardinhas como marca das festas. A exposição “A Sardinha é de todos” fará uma retrospectiva da vida das sardinhas como símbolo das Festas de Lisboa.

Nas actividades da programação destacam-se projecto de animação nos transportes públicos Andar em festa e o Teatro das Compras que acentua o comércio tradicional da baixa de Lisboa.

Depois da sessão de apresentação, a cerimónia continuou com uma pequena amostra do Teatro de Rua com os P.I.G.S., que marcará a abertura das festas. Os P.I.G.S. farão uma alegre inauguração das festas da cidade, retratando ironicamente a figura de um banqueiro deprimido devido aos problemas económicos que os países mais fragilizados da zona euro atravessam. São eles Portugal, Irlanda, Grécia e Portugal.

A animação musical foi entregue a Gimba & Os Bandidos, que acompanharam a noite de sardinhada no jardim do Palácio Galveias.

Marisa Campos








< Voltar

Registo

Actualidade
A nova introspecção de Jorge Molder

Foi na tarde de ontem, 05 de Dezembro, inaugurada “A Escala de Mohs”, a mais recente exposição fotográfica do artista plástico português.
Nelson Mandela morreu aos 95 anos na sua casa

Após vários meses em estado critico, Nelson Mandela, o mais emblemático resistente contra o Apartheid, morreu.
Não perca as grandes oportunidades do StockMarket

Está de regresso o Stockmarket, com os seus grandes descontos e oportunidades únicas para fazer um bom e sortido shopping.

 

Últimas notícias
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80
2013-12-08
Morreu Edouard Molinaro
2013-12-08
Júlio Resende encantou ao piano com temas de Amália Rodrigues
2013-12-08
 

 
© JORNAL HARDMUSICA. Todos os direitos reservados.
powered by Codezone