Início
Sábado, 19 Agosto 2017
PESQUISAR
  CINEMA
  TEATRO
  MUSEUS
  LIVROS
  DISCOS
  OUTROS
  CONCERTOS
  TELEVISÃO
  TURISMO
  OUTROS
Discos
Novo CD do Coro Gregoriano de Lisboa

“Os Apóstolos” é o título do álbum do Coro Gregoriano de Lisboa, com investigação e direcção de Maria Helena Pires de Matos, falecida no dia 10 de Dezembro, que chega hoje, dia 13 de Dezembro, às lojas.
 
Desta feita o coro canta textos relacionados com os apóstolos do Oriente e do Ocidente dos códices dos séculos XI a XIII da Biblioteca Capitular de Benevento, do Missal de St. Gall, do século IX, a gradual de Gaillac, do século XI, depositada na Biblioteca de França, entre outros.

O álbum assenta sobre uma investigação de Maria Helena Pires de Matos, diretora do Coro Gregoriano de Lisboa desde a sua fundação, em 1989, sendo este o quinto disco do Coro que já recebeu um Prémio Choc do Monde de la Musique e um Diapason d'Or, sendo igualmente referenciado para o canto gregoriano, nos Guias Penguin e Gramphone que estabelecem, há décadas, referências de interpretação da música clássica.
Licenciada em Engenharia Química e com o curso superior de piano do Conservatório Nacional de Lisboa, Maria Helena Pires de Matos dedicou-se ao estudo e ensino do canto gregoriano, tendo trabalhado com vários especialistas nesta matéria, assim como em paleografia musical e história da liturgia.
Professora coordenadora jubilada da Escola Superior de Música de Lisboa, onde presidiu o conselho científico e assumiu a responsabilidade da cadeira de Canto Gregoriano até ao final de 2008, a maestrina foi ainda membro da Comissão Instaladora do Instituto Gregoriano de Lisboa, de 1978 a 2000, tendo leccionado a disciplina de Canto Gregoriano da Licenciatura em Música na Escola de Artes da Universidade Católica do Porto de 2000 a 2003. Morreu em Lisboa, conforme o Hardmusica noticiou, no passado dia 10 de Dezembro.
O novo disco, “Os Apóstolos”, inclui um hino das Vésperas, provavelmente do século X, que abre o álbum, e ainda textos alusivos aos apóstolos Pedro, Paulo, André, Tiago Maior, João, Filipe, Tiago Menor, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Simão, Judas Tadeu e Matias.
O coro tem como solistas Pedro Teixeira, Diogo Cerdeira e Armando Possante, também regente, e apontado como o sucessor de Maria Helena de Matos.
O disco foi gravado em Julho de 2009 na Escola Superior de Música de Lisboa e no Instituto Politécnico da capital, nas instalações no campus de Benfica.
A produção e direcção artística foi de João Vaz, a captação de som e a edição digital de Paulo Jorge Ferreira.

Este disco, "Os Apóstolos", é o quinto do Coro que já foi distinguido pelo álbum “Liturgia de Santo António” (1993), com o Prémio Choc do Le Monde de la Musique, e por “Missa pela Paz” (1997), com um Diapason d'Or, tendo as suas edições em disco, que incluem ainda “Missa pela Chuva” e "Liturgias de Santos europeus do primeiro milénio", integrado escolhas discográficas de referência dos guias Penguin e Gramophone.

Além dos mais de 50 concertos realizados em Portugal, o Coro Gregoriano de Lisboa soma digressões internacionais à Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Japão. Participou em vários festivais como o de Música Medieval e Renascentista Cantar di Pietre, em Tessin, no VIII Congresso Internacional de Canto Gregoriano em Florença, Itália, e no de Músicas Sagradas do Mundo, em Fez, Marrocos.

Na actividade do Coro, sob a direcção de Maria Helena Pires de Matos, integra-se ainda a fundação do Festival Internacional de Canto Gregoriano de Tomar e a edição da obra "Introdução ao Canto Gregoriano e à Modalidade Gregoriana", destinado a alunos dos cursos de Canto Gregoriano e Modalidade (dos modos gregorianos).

Com o selo Universal Music, numa edição em parceria com a FNAC, o novo disco terá apresentação pública no dia 22 de Dezembro, às 18:00, na FNAC Colombo, em Lisboa.
(AC)








< Voltar

Registo

Actualidade
A nova introspecção de Jorge Molder

Foi na tarde de ontem, 05 de Dezembro, inaugurada “A Escala de Mohs”, a mais recente exposição fotográfica do artista plástico português.
Nelson Mandela morreu aos 95 anos na sua casa

Após vários meses em estado critico, Nelson Mandela, o mais emblemático resistente contra o Apartheid, morreu.
Não perca as grandes oportunidades do StockMarket

Está de regresso o Stockmarket, com os seus grandes descontos e oportunidades únicas para fazer um bom e sortido shopping.

 

Últimas notícias
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80
2013-12-08
Morreu Edouard Molinaro
2013-12-08
Júlio Resende encantou ao piano com temas de Amália Rodrigues
2013-12-08
 

 
© JORNAL HARDMUSICA. Todos os direitos reservados.
powered by Codezone