Início
Quarta, 30 Julho 2014
PESQUISAR
  CINEMA
  TEATRO
  MUSEUS
  LIVROS
  DISCOS
  OUTROS
  CONCERTOS
  TELEVISÃO
  TURISMO
  OUTROS
Cinema
David Cronenberg em destaque no Lisbon & Estoril Film Festival

David Cronenberg foi a figura principal do Lisbon & Estoril Film Festival no dia de ontem, 06 de Novembro. O realizador esteve presente no lotado Auditório do Centro de Congressos do Estoril para apresentar o seu último filme “Método Perigoso” e protagonizar uma descontraída conversa com a plateia.

“Método Perigoso” é um filme baseado em factos reais que retrata os primeiros tempos da psicanálise e tem como personagens principais Sigmond Freud, Carl Jung, Otto Gross e Sabina Spielrein, figuras centrais e pioneiras nesta área. Um drama que dá conta do confronto de posições do aprendiz Carl Jung com o seu mestre Sigmond Freud, num argumento que constitui um bom exemplo da complexidade da mente humana.

Numa masterclass realizada depois da exibição do filme, Cronenberg confessou que ficou “entusiasmado desde o primeiro momento” com a ideia de realizar um filme sobre a vida de Freud e que, passadas as dificuldades financeiras iniciais, a sua única preocupação passou a ser “encontrar a forma certa para fazer a história funcionar de forma a cativar as pessoas”.

Esta conversa contou também com a presença do rapper K’naan e de quatro personalidades que participaram neste filme de diversas maneiras. Paul Giamatti e Sarah Gadon, actores, e Perter Suschinsky, director de fotografia, relataram a experiência de trabalhar com David Cronenberg e teceram-lhe rasgados elogios.

Numa conversa desinibida onde o sentido de humor esteve sempre presente, Paul Giamatti destacou a “agradável sensação de liberdade” que o realizador dá aos actores para inovarem na caracterização das suas personagens, uma liberdade que nas palavras de Sarah Gadon chega a ser “assustadora”.

Questionado pela plateia acerca da sua tendência para a realização de filmes que envolvam e relacionam as temáticas do corpo, mente e tecnologia, Cronenberg afirmou que cada filme tem “uma existência singular”, pelo que quando realiza um novo filme não o faz com o pensamento em outros anteriores.

Paulo Branco também participou na conversa na qualidade de produtor do novo filme de David Cronenberg “Cosmopolis”. O director do festival teve a liberdade de exibir um pequeno vídeo promocional com pouco mais de dois minutos da película que tem estreia marcada para o dia 12 de Dezembro de 2012.

Muito antes deste ponto mais alto do dia, pelas 14:00 realizou-se também no Auditório do Centro de Congressos do Estoril a exibição do filme “A Vingança de uma Mulher” de Rita Azevedo Gomes. A obra que está em competição no festival pelo título de melhor filme do ano, é um drama baseado no conto homónimo do escritor romancista francês Barbey d’Aurevilly. O argumento fala do sofrimento de uma mulher provocado pela força das regras sociais, num filme com muito pouco movimento que, também pela presença da figura do narrador, se assemelha a uma peça teatral.

Quando o filme terminou, Rita Azevedo Gomes esteve na sala para uma pequena conversa com o público onde revelou que “a ideia de realizar este filme já tem cerca de 15 anos”. Baseado num texto que “leva o romantismo ao limite”, a realizadora mostrou-se satisfeita por ter conseguido concretizar este projecto sem ter que fazer grandes alterações no conto original de Barbey d’Aurevilly.

O Centro de Congressos do Estoril volta amanhã a ser palco de vários eventos inseridos no Lisbon & Estoril Film Festival, onde se destacam a exibição do filme em competição Target, de Alexander Zeldovich (14:00) e a sessão especial com início marcado para as 17:00 centrada na série televisiva Mildred Pierce, que vai contar com a presença de Randall Poster para uma masterclass.








< Voltar

Registo

Actualidade
A nova introspecção de Jorge Molder

Foi na tarde de ontem, 05 de Dezembro, inaugurada “A Escala de Mohs”, a mais recente exposição fotográfica do artista plástico português.
Nelson Mandela morreu aos 95 anos na sua casa

Após vários meses em estado critico, Nelson Mandela, o mais emblemático resistente contra o Apartheid, morreu.
Não perca as grandes oportunidades do StockMarket

Está de regresso o Stockmarket, com os seus grandes descontos e oportunidades únicas para fazer um bom e sortido shopping.

 

Últimas notícias
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80
2013-12-08
Morreu Edouard Molinaro
2013-12-08
Júlio Resende encantou ao piano com temas de Amália Rodrigues
2013-12-08
 

 
© JORNAL HARDMUSICA. Todos os direitos reservados.
powered by Codezone