Início
Sábado, 19 Agosto 2017
PESQUISAR
  CINEMA
  TEATRO
  MUSEUS
  LIVROS
  DISCOS
  OUTROS
  CONCERTOS
  TELEVISÃO
  TURISMO
  OUTROS
Concertos
Luísa Rocha canta em Fall River

A fadista Luísa Rocha e o bailarino Romainson Romain apresentarão em Outubro nos Estados Unidos, "Fado Moves", um espectáculo que "interliga o fado tradicional com a dança moderna", noticiou a Lusa que cita fonte da produção.

"Fado Moves" apresentar-se-á no dia 01 de Outubro no Centro Cultural de Fall River (Massachussets) e no dia 08 no Sport Club Português, em Newark (Nova Jérsia). Acompanham Luísa Rocha os músicos Guilherme Banza (guitarra portuguesa) e Michael Silva (viola).

"A ideia é, e pela sugestão de Romainson Romain se ter apaixonado pelo ritmo do fado tradicional, ligar a arte de dançar com a de cantar, sendo interessante a gramática moderna que o bailarino imprime às suas coreografias em contraste com o fado tradicional", disse a mesma fonte.

"Romainson Romain é um jovem bailarino em ascensão com um estilo de dança completamente próprio e único", disse à Lusa Michael Silva, responsável pela produção do espectáculo.

A fadista Luísa Rocha que já se encontra em Nova Iorque a actuar no restaurante Alfama referiu à Lusa "estar muito entusiasmada com o projecto, tanto mais que nos primórdios o fado chegou a ser dançado".
"Não temos hoje registos visuais, mas vários estudiosos referem que o fado chegou a ser dançado, e há quem aponte a dança como uma das origens do fado", acrescentou.

O álbum de estreia de Luísa Rocha, "Uma noite de amor", editado em Janeiro passado, "será o alinhamento do espectáculo", disse a mesma fonte.
Temas de António Laranjeira, Mário Raínho, António Lobo Antunes e Lopes Victor integram o álbum, com composições tradicionais como os fados Acácio, Sérgio, Lopes e inéditas de Carlos Manuel Proença e Paulo de Carvalho.

No seu percurso de dez anos como fadista profissional Luísa Rocha afirmou terem sido figuras “preponderantes” o fadista António Rocha e o músico Carlos Manuel Proença que é o produtor do álbum.
“O António [Rocha] deu-me preciosos conselhos que procuro ter sempre presentes: não me colar a ninguém e procurar o meu caminho, dizer bem cada uma das palavras e saber dividir o verso para melhor o contar/cantar", afirmou.
Carlos Manuel Proença, distinguido já com um Prémio Amália Rodrigues para Melhor Instrumentista, “não só tornou possível o disco como é um músico atento e conhecedor, que o tendo ao lado incute mais confiança”, referiu.

Luísa Rocha integra o elenco do Clube de Fado, em Lisboa, teve uma pequena participação no filme "Amália”, de Carlos Coelho da Silva, no papel de "Ercília Costa", integrou o elenco do Festival de Zamora, em Espanha, e o cartaz da Festa do Avante deste ano.
Depois desta experiência a fadista prepara-se para "dentro do mesmo género, mas num âmbito mais alargado" apresentar-se em Nova Iorque com um outro espectáculo.
(IB)








< Voltar

Registo

Actualidade
A nova introspecção de Jorge Molder

Foi na tarde de ontem, 05 de Dezembro, inaugurada “A Escala de Mohs”, a mais recente exposição fotográfica do artista plástico português.
Nelson Mandela morreu aos 95 anos na sua casa

Após vários meses em estado critico, Nelson Mandela, o mais emblemático resistente contra o Apartheid, morreu.
Não perca as grandes oportunidades do StockMarket

Está de regresso o Stockmarket, com os seus grandes descontos e oportunidades únicas para fazer um bom e sortido shopping.

 

Últimas notícias
RTP estreia "Os Filhos do Rock" retratando a década de 80
2013-12-08
Morreu Edouard Molinaro
2013-12-08
Júlio Resende encantou ao piano com temas de Amália Rodrigues
2013-12-08
 

 
© JORNAL HARDMUSICA. Todos os direitos reservados.
powered by Codezone